Quarteto de Paris mostra
arte no Palácio das Artes

O Quarteto de Paris – Lunes et Soleil se apresenta amanhã e depois, às 20 horas, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes. Cada apresentação terá um programa diferente. O evento faz parte do Ano França – Brasil. O quarteto é composto por Lourival Silvestre (violão, cavaquinho e direção musical), Francesca Périssinotto, (flauta, violão e voz), Patrice Soler (contrabaixo) e Anne Corbier (piano).
No programa de amanhã tem Jazz Brasil e MPB, com peças de Tom Jobim, Waldir Azevedo, Hermeto Paschoal e composições de Lourival Silvestre (mineiro radicado na França) e Francesca Perissinotto. No sábado é a vez da música do cinema francês. O Quarteto de Paris executará composições de Michel Legrand, Vladimir Cosma e Nino Rota, entre outros. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes e pessoas acima de 60 anos).
Paixão
O belo-horizontino Lourival Silvestre foi para França com uma bolsa de estudos do governo francês onde estudou com Olivier Messiaen, Max Deutsch e Pierre Boulez. Já tocou e gravou com músicos de renome internacional como Michel Legrand, Georges Moustaki, Maurice André, Toninho Horta, Baden Powell e o Trio de Cordas dos Solistas da Ópera de Paris. De 2006 a 2008, foi vice-diretor da Escola Nacional de Música, Dança e Teatro de Evreux, Normandia (França). Obteve prêmios no Concurso Internacional de Composição de Munique e da Orquestra Sinfônica de Brasília.
Nascida em Paris, Francesca Perissinotto é diplomada em violão e estudou paralelamente flauta transversal. Obteve o Prêmio Superior do Concurso Léopold Bellan pela Escola Normal de Música de Paris e o primeiro Prêmio de Excellence dos Conservatórios de Paris. Desenvolveu a técnica vocal com seu pai, o tenor Francisco Grandey. Compositora, ela edita peças para ilustração sonora. Juntos, Francesca Perissinotto e Lourival Silvestre já deram concertos pelo Brasil, na Europa e na África. Fez várias participações em festivais como The Summer Festival in Chianti, na Italia, ou Les Couleurs du Jazz, em Paris, assim como nos diversos festivais de Inverno de Minas Gerais. Participou ainda do CD Aquarela do Brasil gravado para o selo DAM e distribuído na Europa como comemoração ao 5° centenário da descoberta do Brasil, com a participação do contrabaixista Patrice Soler, e à abertura do centenário de Heitor Villa Lobos na Unesco, em Paris.
Depois de se diplomar como concertista da Ecole Normale de Paris, Anne Corbier obteve também o diploma de Escrita Musical do Conservatório Nacional de Paris. Ela estudou jazz com Claude Terranova e Antoine Hervé. Anne realizou vários concertos em Paris, mas também em festivais importantes como o Femmes en Jazz.
Patrice Soler
Medalha de ouro da Escola Nacional de Música de Evreux, na Normandie, Patrice Soler estudou com o grande contrabaixista A. Massélier. Paralelamente aos estudos de música clássica, Patrice começou, ainda jovem, sua carreira de jazzman, tocando em todas as salas importantes da Europa e gravou com Baden Pawell para seu último CD.